test

Abrasel aponta que 70% dos restaurantes esperam movimento maior no Dia das Mães

O levantamento sobre situação econômica para a data, traz otimismo na perspectiva do setor de bares e restaurantes

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná – Abrasel/PR, divulgou recentemente a pesquisa sobre a expectativa para o Dia das Mães. Comemorado no dia 12 de maio, a data traz otimismo ao setor de alimentação fora do lar que, em levantamento, apontou que 70% dos bares e restaurantes entrevistados preveem um aumento de 20% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Presidente da Abrasel PR, Luis Fernando Menuci, comemora a boa perspectiva. Segundo Menuci, o estado vem em crescente nos últimos anos, mas não deixou de lado as ressalvas que precisam ser consideradas também. “A pesquisa nacional da Abrasel mostrou no Paraná que as datas especiais ainda representam uma esperança de bom movimento nos restaurantes, com 70% dos entrevistados esperando um aumento no faturamento de até 20%. No entanto, nem tudo são boas notícias: um terço dos estabelecimentos enfrentam dificuldades e dívidas. É importante dedicar atenção a essa recuperação”.

O alerta da declaração, parte dos outros dados mostrados na pesquisa, que também apontou que 52% dos estabelecimentos não estão conseguindo acompanhar o aumento da inflação, sendo eles 31% que não conseguiram reajustar o cardápio e 21% fizeram ajustes abaixo da média. Outros 37% aumentaram os preços conforme a inflação e apenas 11% conseguiram ajustar o cardápio acima do índice de inflação.

Além disso, 30% das empresas apresentam pagamentos em atraso. Entre estes, mais de três quartos (77%) devem impostos federais. Na sequência, 60% devem impostos estaduais, 37% têm parcelas de empréstimos bancários em atraso, 34% devem encargos trabalhistas/previdenciários e também 34% estão em débito com serviços públicos como água, gás ou energia elétrica.

Serviço

Abrasel PR

https://pr.abrasel.com.br/

Compartilhe

Leia também