Paraná será primeiro estado a implantar sistema de notificação de medicamentos antifúngicos

O Paraná foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) como piloto para a finalização e implementação do sistema Micosis, uma importante ferramenta que pretende gerar informações que otimizem o fluxo de dispensação dos medicamentos antifúngicos em todo o País.

Para os ajustes finais do sistema informatizado, integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se reuniram nesta terça-feira (20), em Curitiba, com representantes da Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas (CGTM/MS), do Ministério.

O sistema também será um instrumento para definir as medidas de prevenção e controle adequadas frente ao perfil epidemiológico das micoses no território nacional. Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a iniciativa tripartite, entre o Ministério de Saúde, o Estado e os municípios, trará mais respostas à população.

A previsão é de que o Micosis comece a funcionar daqui a seis meses, após as adequações necessárias do projeto-piloto. Na quarta e quinta-feira (21 e 22), haverá um treinamento de profissionais de saúde da Sesa (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, vigilância, dentre outros) que irão participar do manejo desse sistema. Participam desta oficina servidores da Sesa, diretores das Regionais de Saúde, profissionais dos hospitais universitários estaduais e do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Danilo Avanci/SESA

Compartilhe

Leia também