Médico Otorrinolaringologista do Hospital da Cruz Vermelha alerta sobre alta de doenças respiratórias com a chegada do inverno

Além disso, o especialista afirma notar vírus e bactérias mais fortes e difíceis de combater

Com a chegada do inverno intenso em Curitiba, observa-se um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias, como rinites, sinusites e faringites, com ou sem dor de garganta, estão entre as condições mais frequentes. Segundo Dr. Ian Selonke, Médico Otorrinolaringologista do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – Paraná (HCV), “as mudanças de temperatura contribuem para a alta incidência dessas doenças”.

Assim, os sintomas mais comuns incluem febre alta aferida por mais de três dias, dificuldade em se alimentar, baixa ingestão de líquidos, nariz entupido com secreção clara ou purulenta, falta de ar ou dor de garganta, podendo indicar uma infecção das vias aéreas. Essas infecções podem ser causadas por diversos vírus, como os dos resfriados comuns, influenza e da covid-19.

As principais diferenças entre essas infecções são:
  •   A gripe, causada pelo vírus Influenza, é mais grave que o resfriado comum e pode levar a complicações como pneumonia. Vacinas e tratamentos específicos funcionam melhor nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
  •   A Covid-19 apresenta sintomas que variam de leves a graves e pode parecer uma gripe intensa. Testes rápidos estão disponíveis para detecção, e a prevenção inclui evitar aglomerações e manter boa higiene.
  •   O resfriado, geralmente leve, é causado por vários tipos de vírus e se manifesta principalmente por coriza, tosse e espirros.

Para aliviar o nariz entupido, recomenda-se o uso frequente de soro fisiológico, que ajuda a limpar, descongestionar e umidificar a mucosa nasal.

Dessa forma, Dr. Ian Selonke destaca que “após a pandemia, notamos a presença de vírus e bactérias mais fortes nas infecções respiratórias, que causam doenças de início rápido, mais danosas e difíceis de combater com a medicação”. Assim, a prevenção é essencial.

O médico recomenda manter a higiene das mãos, arejar os ambientes, agasalhar-se adequadamente, manter a vacinação em dia, usar máscara se estiver doente e realizar consultas médicas regulares.

Se os sintomas se agravarem, procure imediatamente o Pronto Atendimento mais próximo. Sua saúde é prioridade neste inverno.

 

Serviço:

Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – Paraná

(41) 3016-6622

Avenida Vicente Machado, 1280 – Curitiba

Dr. Ian Selonke

Médico Otorrinolaringologista

CRM-PR 19141/ RQE 13324

Compartilhe

Leia também