test

DNA dos fios: o Boticário estuda a morfologia dos cabelos com curvatura para desenvolvimento da linha Match Ciência das Curvas

Assessoria – Nova linha conta com formulação exclusiva para cabelos ondulados, cacheados e crespos, capaz de proporcionar cuidado e tratamento eficazes do couro cabeludo às pontas

Após 4 anos de profundo estudo sobre as diferentes nuances, sensoriais e necessidades dos cabelos com curvatura, Match, a marca de cabelos do Boticário, lança Match Ciência das Curvas. Com base em dados científicos para o desenvolvimento da linha, a marca analisou a morfologia, pontos de torção e ativos para criar formulações exclusivas visando proporcionar cuidado e tratamento de alta performance específicos para os fios do 2A ao 4C. Além de testes laboratoriais, Match realizou testes exploratórios com consumidoras que contribuíram ativamente para os resultados das pesquisas e, consequentemente, o portfólio de produtos.

Considerando que os cabelos com curvatura possuem necessidades específicas, uma das premissas do processo de desenvolvimento da linha foi garantir um viés de cocriação com consumidoras de fios ondulados, cacheados e crespos, em uma etapa de estudo intenso que incorporou vários pontos de feedback – desde o sensorial até o olfativo dos produtos. De forma complementar, a área de Pesquisa & Desenvolvimento da marca avaliou dados de mercado, progrediu em pesquisas com o time de Diversidade & Inclusão e grupos de voluntários internos e externos, para gerar as combinações de ingredientes para os novos produtos.
Um dos fatores analisados foi o fato de que as onduladas, cacheadas e crespas tendem a usar maior quantidade de produto para tratar e finalizar o cabelo, já que a morfologia desses fios dificulta que o sebo natural produzido pelo couro chegue às pontas. Essa prática pode gerar um acúmulo de resíduos da raiz até as pontas dos cabelos, ocasionando o desequilíbrio da microbiota capilar. Match desenvolveu itens de alta performance e rendimento, para que os cabelos sejam cuidados sem excesso de produtos, para não gerar caspas e até mesmo ressecamento dos fios.
“As pesquisas realizadas permearam e direcionaram todas as etapas do desenvolvimento. Antes, durante e depois, consultamos as consumidoras para entender as melhores formas de criar Match Ciência das Curvas. Por meio de pesquisas, entendemos o fenótipo e o genótipo para avaliar as características de cada cabelo e evoluir em fórmulas que iriam de fato tratar e atender às necessidades da consumidora. A partir dessas análises e desses estudos clínicos com as mechas, validamos o portfólio da linha com produtos à base de óleo, manteigas e emolientes, ativos essenciais para os cabelos com curvatura, com entrega de performance e em formato personalizável. A construção da linha teve uma abordagem centrada no consumidor e criou um background de oportunidades e conhecimento para novos projetos”, afirma Fabiana Laranjeira, diretora do P&D da Categoria de Cabelos.
Desde 2017, Match se dedica a entregar formulações científicas com base em testes laboratoriais e de testagem; entretanto, nesse projeto, a marca realizou análises bioinformáticas para verificar os processos biológicos e entender as diferenças entre as curvaturas de cada cabelo. Para além da combinação de ativos, por meio da pesquisa feita junto às consumidoras, a partir de aminoácidos e proteínas presentes nos fios, o time de P&D estudou as mutações no DNA, coeficiente fundamental para gerar as diversidades capilares.
Todos os itens do portfólio contam com um complexo de óleos de baobá, moringa, nigella, tamanu, opuntia, karité e coco, de origem 99,6% natural, que melhora o brilho, controla volume e frizz e define cachos e ondas. Já o blend hidratante molecular proporciona hidratação com potencial de osmorregulação da fibra, regulando os níveis de água intracuticular. Uma das grandes novidades da linha é o Sérum de Couro Cabeludo, que foi criado para tratar coceira, ardência, descamação e excesso de oleosidade. Além de conter ativos prebióticos que equilibram, revitalizam e trazem conforto para o couro cabeludo, foi testado em cabelos com tranças.
*O estudo do DNA foi realizado a partir de análises bioinformáticas.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Compartilhe

Leia também