Vereadores sugerem ações para segurança e bairros de Curitiba

As indicações ao Executivo passam por votação em plenário, mas não são impositivas.

Diferentes regiões da capital paranaense foram contempladas nas indicações ao Executivo acatadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na sessão desta segunda-feira (10). Mauro Ignácio (União), por exemplo, defendeu uma sugestão de sua autoria para a substituição dos guardas municipais “que prestam serviços de portaria” no parque Barigui, na Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) e outros órgãos públicos por vigilantes terceirizados (205.00305.2022).

Tais servidores, pontuou Ignácio, são treinados para a defesa dos cidadãos e do patrimônio público nas diferentes administrações regionais. O trabalho com funções de portaria, para o vereador, seria “subutilizado”. “Eles poderiam estar patrulhando nossa cidade, nossos parques, nossas praças”, completou.

Em outra proposição, Mauro Ignácio pediu a realização de estudos para implantação de câmeras de monitoramento e alarmes no complexo de equipamentos municipais da praça Antonio Bertoli, no bairro Santa Felicidade (205.00306.2022). O local sedia a Arena de Patinação, inaugurada recentemente.

Na praça, afirmou Ignácio, poderia ser instalado um posto da Guarda Municipal. “Que possamos colocar os guardas municipais onde realmente tem uma circulação grande de pessoas, que utilizam esses equipamentos públicos”, acrescentou. Segundo o parlamentar, os muros da escola municipal estão pichados e pacientes da unidade de saúde já foram assaltados.

“A gente nem entende como ainda não há um posto da Guarda Municipal em locais que reúnem diversos equipamentos públicos”, observou Herivelto Oliveira (Cidadania). Também em apoio à indicação, Oscalino do Povo (PP) alertou que muitos equipamentos públicos “estão vulneráveis”.

Outras propostas
Indicação apoiada em plenário, nesta manhã, sugere que o Zoológico de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão, também seja contemplado com a decoração natalina (205.00308.2022). A ideia, apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade), é que os enfeites ajudem a atrair visitantes, assim como ocorre em outros pontos turísticos da cidade.

“O Zoológico Municipal também é um ponto turístico que recebe um público expressivo. A colocação de enfeites e decoração de Natal, como árvore, Papai Noel e outros adereços, faz com que as pessoas se sintam bem recebidas e ajuda na divulgação do local”, diz a proposição. A indicação pondera que não é necessário instalar decoração luminosa, pois a visitação só ocorre durante o dia.

De João da 5 Irmãos (União), o plenário acatou indicações ao Executivo voltadas ao Jardim das Américas. O vereador solicita a cobertura da quadra poliesportiva do Centro de Esporte e Lazer Luiz Carlos Saroli (205.00303.2022). Em outra proposição, requer a instalação de grama sintética ou a manutenção do gramado do campo de futebol localizado no mesmo equipamento público (205.00304.2022).

“Inclusive esse local tem um projeto [social] esportivo, comunitário, do Maestro da Bola”, explicou o vereador João da 5 Irmãos. “Quando chove, é praticamente impossível jogar bola ali e manter o projeto”, completou o autor.

Indicação de Salles do Fazendinha (DC) propõe a reforma das instalações da Escola Municipal Adriano Robine, no Fazendinha, com a justificativa de “garantir aos alunos um ambiente seguro e adequado para o processo de aprendizagem” (205.00301.2022). O vereador também pede que o Executivo priorize a licitação das obras de uma trincheira ou a ampliação da pista sob o viaduto do Caiuá, no CIC (205.00307.2022).

De Leonidas Dias (Solidariedade), a proposta é para a revitalização do asfalto da Rua Lodovico Geronazzo, no Boa Vista, responsável pela ligação de diversos bairros da região (205.00302.2022). “A malha asfáltica está bastante desgastada, com diversos buracos e rachaduras. Isso atrapalha o dia a dia dos moradores e de quem circula pelo local”, cita a indicação.

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar se acata as propostas. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Compartilhe

Leia também