test

Abrasel PR lança 17ª edição do livro Segredo dos Chefs

Em evento realizado no Sesc, a nova edição leva tema relacionado à sustentabilidade

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Paraná (Abrasel-PR) lançou, na última segunda-feira (20), a 17ª edição do livro “O Segredo dos Chefes”. Desta vez, o tema é “Caminhos Sustentáveis do Paraná”. O livro reúne histórias, receitas e, neste ano, destaca restaurantes dedicados à sustentabilidade.

O título apresenta as narrativas dos estabelecimentos que participaram do Festival Brasil Sabor e o Circuito Gastronômico de Foz de Iguaçu, realizado em maio e julho pela entidade. Com 160 páginas, o livro destaca 29 estabelecimentos de cinco cidades diferentes do Paraná: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa. Cada seção retrata culturalmente a região e inclui as receitas dos pratos do festival, além de abordar os esforços desses restaurantes para promover um estado mais sustentável.

Editado e escrito por Jussara Voz, jornalista renomada na gastronomia curitibana, o livro explora a singularidade de cada estabelecimento. “É um livro incrível, pensado nos mínimos detalhes para valorizar ainda mais a ação. Mudanças climáticas e intervenções humanas mostram a necessidade de repensarmos nossas ações, incluindo nosso setor, que transforma suas práticas diariamente em busca de um planeta melhor”, afirma Luciano Bartolomeu, Diretor Executivo da Abrasel-PR.

O lançamento, organizado pela Ação Executiva da Abrasel Paraná, ocorreu no Sistema Fecomercio Sesc Senac PR, um apoiador significativo desta edição. O evento reuniu membros do conselho da Abrasel-PR, empresários do setor de alimentação fora do lar e autoridades, o destaque para o Vice Governador, Darci Piana, também Presidente da Fecomércio Paraná, e o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes, como também a Presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiane Turra representando o Prefeito Rafael Greca.

Importantes representantes de entidades como o Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tíqueta, o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o Presidente Sindetur Paraná Onésimo Anunciação os diretores Regionais do SENAC, SESC Paraná Sidnei Oliveira e Emerson Sextos também estiveram presentes, destacando a relevância do evento no cenário gastronômico e sustentável.

O presidente da Abrasel Paraná, Luís Fernando Menuci, e o presidente da Regional da Abrasel Oeste do Paraná, Marcio de Oliveira Lima, recepcionaram todos os convidados. “Foi um evento maravilhoso, reunindo todos os envolvidos na causa da sustentabilidade no setor de bares e restaurantes. Reforçar a ideia de que a mudança é possível por meio de pequenas ações e da união de todos é crucial”, conclui o Diretor Luciano Bartolomeu comemorando o Sucesso da 17⁰ edição do livro Segredos dos Chefs do Brasil Sabor.

 

Serviço

Lançamento Segredo dos Chefs

Data: 20/11

Onde: SESC PR

Foto: Studio Karam

Compartilhe

Leia também