Sarandi é reconhecida com o ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’ por suas práticas exemplares de gestão

Pinhais conquistou pela terceira vez consecutiva o título de cidade mais Sustentável do Paraná, entre os municípios acima de 100 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 – Edição Especial Evolução. A revelação dos vencedores foi realizada na noite desta terça-feira (18), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Com a premiação, Pinhais está novamente classificada para a etapa nacional do prêmio, no dia 1º de julho, em Brasília-DF, onde defenderá o título de cidade mais sustentável do Brasil conquistado na edição anterior. O município também ficou entre os três melhores do estado no pilar Educação.

Pinhais tem sido elevada ao nível nacional do prêmio desde 2021, quando foi 1º lugar estadual em Eficiência Fiscal e Transparência. Em 2022, ganhou o primeiro título como cidade mais sustentável do Paraná, na categoria acima dos 100 mil habitantes. Já em 2023, a cidade foi a grande vencedora da fase estadual, sendo 1º lugar no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que reúne todos os indicadores sociais de cada pilar, além de 1º lugar em Saúde e Bem-Estar e 1º lugar em Sustentabilidade.

A edição de 2024 do Cidades Excelentes é especial, pois avalia a evolução dos últimos quatro anos de cada município. “O objetivo do prêmio é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, transformando a realidade dos municípios brasileiros e melhorando os serviços públicos prestados aos cidadãos”, informa o Grupo Bandeirantes de Comunicação, que promove a iniciativa em parceria com o Instituto Aquila.

A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. A ferramenta de inteligência artificial consolida 72 indicadores a partir de fontes públicas, nos 6 pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para a quarta edição, a Premiação será baseada na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021/2024.

“É uma alegria enorme para Pinhais. O prêmio demonstra que a nossa cidade continua evoluindo e continua em destaque, dessa vez nos classificando na área da Educação, área super fundamental da cidade, e da Sustentabilidade pela terceira vez consecutiva o prêmio estadual, e o ano passado como prêmio nacional, então para nós é a certeza de que estamos caminhando no rumo certo, construindo uma cidade cada vez melhor, então agradeço muito a Rede Bandeirantes e ao instituto Aquila por mais essa oportunidade de demonstrar as boas práticas dos municípios, e esse compartilhamento faz com que os municípios melhorem sua eficiência na entrega dos serviços ao cidadãos”, comemora a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

Crédito: Prefeitura de Pinhais

 

Compartilhe

Leia também